Jardins de Chuva - Uma solução para a drenagem urbana

Drenagem Urbana : O pesadelo das pessoas, dos gestores e dos urbanistas, sobretudo nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. A medida que infraestruturas superficiais são construídas, diminuem-se os espaços de permeabilidade das águas pluviais, causando problemas graves diretos como enchentes, e problemas de salubridade secundários, como o acumulo de água em poças d'água, que se tornam criadouros de vetores de doenças tropicais.
A ideia proposta é a criação de um tipo de ornamentação urbanística chamada de "jardim de chuva". Os jardins de chuva, nada mais são que canalizações de escoamento superficial direcionadas a áreas permeáveis. Como resultado, se obtém o aumento das áreas permeáveis, melhoria nos índices de conforto térmico e ornamentação dos espaços urbanos. Sua implantação não é muito onerosa, e seu uso é indicado como método coadjuvante ao escoamento principal das águas.
Abaixo, seguem fotos da proposta dos jardins de chuva. E você, conhece alguma solução urbanística? deixe nos comentários.






Comentários