Penedo - RJ , A finlândia no Brasil

Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
É a principal colônia finlandesa, se não a única, do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.
Suas tranqüilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento desordenado e ocupação predatória da região.
O turismo, verdadeira vocação de Penedo, fez com que as primeiras pensões completas se transformassem em uma rede de 52 hotéis e 39 restaurantes, lanchonetes e bares. Mas, não sendo nem de duas dezenas o número de finlandeses atualmente residentes em Penedo, existe uma grande preocupação de preservar a presença finlandesa. Para isso tem atuado o Clube Finlândia, fundado em 1943, em cujos bailes dos sábados se apresenta o Grupo de Danças Tradicionais, e que desde 1993 abriga o Museu Finlandês da Dona Eva, museu em que podem ser vistas através de peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia. Tem o museu recebido cerca de 500 visitantes por mês.


                                   

                                          
                                           Agora as montanhas em volta da cidade


Website turismo : http://www.visitepenedo.com/



Comentários

  1. Olá. As fotos ficaram lindas. Temos um site sobre a única colônia finlandesa do Brasil. É o Penedo Blog (http://penedoblog.com/) Entrem lá depois! Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário